Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Chuva causa alagamento em bairros do Itaqui-Bacanga

Uma das áreas mais atingidas pela água da chuva é o Piancó, às margens da barragem do Bacanga.
A chuva forte que caiu nesta semana, na capital maranhense, provocou alagamento nas áreas do Piancó, Riacho Doce, América do Norte, Jambeiro e Sá Viana, às margens da barragem do Bacanga. Os moradores estão assustados e preocupados com a situação. A rua que atravessa do Piancó para o Jambeiro, localidade do Sá Viana, está completamente inundada.
Uma das áreas mais atingidas pela água das chuvas é o Piancó. Cinquenta casas estão alagadas na localidade. Um morador, identificado como Euclides Fonseca, que teve a sua invadida pela água da chuva, lamentou os prejuízos materiais e exigiu das autoridades para que tomem uma providência, pois a situação na região é de calamidade. Ele disse que perdeu a maioria dos móveis, entre os quais, a geladeira e um guarda-roupa comprado recentemente a R$ 700,00.
- Aqui quando chove é uma tragédia. Precisamos do apoio das autoridades para olharem de perto a situação em que a gente se encontra aqui. Precisam ver para crer - protestou.
Um morador identificado como Reginaldo afirmou que o problema se repete anualmente no Piancó.
- É um sofrimento e nenhuma autoridade se sensibiliza com o problema. Na primeira chuva forte que deu esse ano já nos deixou no prejuízo. Imagine o que ainda vem por aí. É difícil viver dessa maneira. Em um período desse de muita chuva as crianças adoecem e à noite não tem como tirá-las de casa. Vários moradores já se mudaram. A situação é difícil - reclamou.
Para o Chiquinho, também morador da área, a comporta da barragem do Bacanga é a grande responsável pela enchente nas áreas do Piancó, Riacho Doce, América do Norte, Jambeiro e Sá Viana. Durante o temporal, a água chegou a atingir mais de meio metro, cerca de 55 cm.
Problema é constante - No mês de julho do ano passado, cerca de 300 famílias ficaram alagadas após uma falha no manuseio da barragem, na época a Secretária de Infraestrutura (Sinfra) informou que a obra de recuperação da barragem do Itaqui-Bacanga estava orçada em aproximadamente R$ 100 mil. Segundo o órgão, já havia sido finalizada a licitação para a empresa que será responsável pela viabilização de alguns outros reparos para melhor segurança da população da área. Dentre os reparos mais emergenciais estariam: a recuperação de seis comportas, substituição de cabos de aço para levantamento das mesmas, troca das cadernais da comporta, fornecimento de guindastes para içamento da comporta principal e revisão geral nos quadros de comando. O problema é que nada disso foi feito até agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário