Pesquisar este blog

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

GOSPEL

Igreja Assembléia de Deus completa 89 anos no Maranhão




Por Reinaldo Luzzan
rluzzan@gmail.com

A igreja evangélica Assembléia de Deus completou no último dia 15 de janeiro, 89 anos de criação no Maranhão. O início da Assembléia de Deus no Brasil se deve a dois jovens suecos, Gunnar Vingren e Daniel Berg, residentes nos Estados Unidos, que em 1909, foram batizados no Espírito Santo no movimento pentecostal da Rua Azuza. Ao mesmo tempo, em suas orações tiveram a chamada missionária e chegaram ao nosso País, a Belém do Pará, em 19 de novembro de 1910. Esses consagrados homens de Deus, com um pequeno e humilde grupo de crentes, fundaram, em 18 de junho de 1911, a Missão da Fé Apostólica, rebatizada, em 11 de janeiro de 1918, como Assembléia de Deus.
Segundo frisou o pastor José Guimarães Coutinho, presidente da igreja em São Luis, nas primeiras décadas de sua existência no Brasil, as Assembléias de Deus foram impiedosamente discriminadas, alvo de incontáveis hostilidades. Não poucos daqueles irmãos pioneiros foram agredidos, feridos pelo amor de Cristo e até em prisões estiveram. A firmeza de sua fé e os princípios éticos ensinados na igreja, praticados pelos seus líderes e membros, foram, porém, modificando o conceito sobre as Assembléias de Deus, de parte dos que não entendiam as visíveis marcas da presença do Espírito Santo na vida dos crentes.
Atualmente, em todas as unidades da Federação, as Igrejas Evangélicas Assembléia de Deus passaram a ser tratadas com apreço pelas nossas autoridades e, de seu próprio seio, vêm surgindo importantes lideranças. A partir dos pobres e desprezados subúrbios e das zonas rurais, a Igreja, antes integrada quase exclusivamente por pessoas das classes mais humildes, estendeu-se para as áreas nobres das grandes cidades, alcançando, também, as classes mais altas.
Essa ascensão social e essa contribuição, no sentido da conquista da cidadania e da dignificação do ser humano que a conversão a Cristo proporciona, chegou a ser reconhecida inclusive pela escritora Rachel de Queiroz, membro da Academia Brasileira de Letras, que focalizou o avanço dos crentes em artigo publicado pela imprensa, no qual consta o seguinte: "Os jovens que viviam como bichos no dizer dos velhos, sem doutrina, sem ensino, hoje, vivem como gente, se entregam a Jesus, cantam hinos, falam línguas, assumem novo status e os velhos atiram-se sofregamente às novas práticas, como recuperando o tempo perdido. Vale a pena ver a dignidade com que se cumprimentam: 'A paz do Senhor!' Sentem-se membros honrados de uma comunidade, não vivem mais em abandono".
No Maranhão, a Assembléia de Deus chegou em 15 de janeiro de 1922, através do Missionário Clímaco Bueno Aza, completando neste mês, 89 anos de fundação.
Em seu penoso início, a Igreja Assembléia de Deus reunia-se na casa de poucos irmãos, de cujas famílias alguns ainda vivem, vindo a se instalar definitivamente alguns anos depois no local onde funciona até sua sede, hoje na Rua do Passeio, Centro.
A Igreja foi-se estruturando e se organizando à medida que os pontos de pregação foram aumentando.
Contudo, foi com o Pr. Estevão Ângelo de Souza, a partir de dezembro de 1957, que a Assembléia de Deus ganhou impulso. Ao chegar aqui, Pastor Estevão organizou departamentos, fundou congregações, consagrou pastores, exerceu durante 38 anos a presidência da Convenção Estadual das Assembléias de Deus no Maranhão. Fundou e presidiu por 33 anos a Sociedade Filantrópica Evangélica do Maranhão, tendo se empenhado com muito afinco em prol da educação e da assistência social. Durante vários anos fez parte do Diretório Regional da Sociedade Bíblica do Brasil, exercendo o cargo de presidente.
Em março de 1991, deu início aos trabalhos de instalação de uma escola de ensino teológico para a igreja Assembléia de Deus do Maranhão, fundando em São Luís o IBPM – Instituto Bíblico Pentecostal do Maranhão, o qual tornou-se um dos seus grandes sonhos concretizados em vida, juntamente com a emissora de rádio.
Exerceu ainda importantes funções junto à CGADB – Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil e EETAD – Escola de Educação Teológica das Assembléias de Deus, além de ter trabalhado, durante vários anos, como Conselheiro da CPAD – Casa Publicadora das Assembléias de Deus,
Em março de 1988, com o apoio da Assembléia de Deus em São Luís e sob a sua liderança, foi criada a Fundação Cultural Pastor José Romão de Souza, entidade que, em 1990, seria a controladora da Rádio FM Esperança, inaugurada no dia 11 de abril de 1990, como a primeira emissora de rádio genuinamente evangélica do Maranhão, e após 73 anos natalícios e 52 de serviço ao Senhor trabalhando duro para o fortalecimento da igreja, deu-se o seu falecimento em 14 de fevereiro de 1996.
Com certeza, todos saberão reconhecer o seu trabalho ao lado de renomados servos de Deus que, no decorrer desses 89 anos pregaram o Evangelho, fazendo crescer a denominação, sempre preocupados em levar o Evangelho, que liberta da escravidão do pecado, centenas de milhares de pessoas, não somente no Maranhão, mas também em outros países da América, Europa, Asia e África.
Hoje a condução da igreja em São Luis está nas mãos do Pr. José Guimarães Coutinho, que em quinze anos alargou fronteiras e alcançou toda a São Luis e grande parte do Maranhão com o Evangelho.
A Assembléia de Deus acolhe a todas as classes sociais, dá sentido e impulsiona o processo de conversão no qual se valoriza a individualidade.
É oportuno enfatizar que a Igreja fundada no Brasil por Daniel Berg e Gunnar Vingren e no Maranhão por Clímaco Bueno Aza tem, entre os seus milhões de fiéis, muitas centenas, talvez milhares, que foram resgatados da marginalidade pela mensagem poderosa e libertadora do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Nenhum programa de governo jamais alcançou, nem de longe, tantos desajustados sociais, alcoólatras, dependentes do tabaco, da maconha ou da cocaína. A Assembléia de Deus, que não fica à mercê do Poder Público, sempre trabalhou incansavelmente na recuperação de vidas. Inúmeras obras sociais são mantidas pela própria comunidade Assembleiana.
Registramos, por entender oportuno, o grande trabalho que realiza em nível Estadual o Pastor Pedro Aldí Damasceno, Presidente da Convenção das Assembléias de Deus no Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário